terça-feira, 18 de maio de 2010

Por: Liliene Maturana / Lili 15/04/2010

Por: Liliene Maturana / Lili 15/04/2010

Olá pessoas...
Nessa primeira discussão, a leitura do livro “Vendo Vozes e Ouvindo Imagens do autor Oliver Sacks, me fez refletir sobre a minha “notável ignorância” não somente diante do universo dos surdos como também de muitas situações em minha prática educativa. O texto me fez perceber que somos seres sociais e históricos datados num tempo e num espaço marcados pela cultura. Dessa forma, não seria apenas o biológico que estaria em questão, uma vez que é na relação com o outro que nos afirmamos como sujeitos de nossa própria história. Nesse aspecto, ao ler um pequeno texto do Frei Betto publicado no jornal “Estado de São Paulo/2005”, senti-me motivada a fazer a seguinte provocação: e se substituíssemos a frase “ ensina a teu filho” por “ construa com as tuas crianças”?, numa tentativa de perceber nessas imagens, elementos que possam contribuir/dialogar com a minha prática. Nessa perspectiva, também pensei ser interessante fotografar as minhas crianças da pré - escola ( 5 anos) das redes municipais de Duque de Caxias e São João de Meriti, para que de alguma forma eu também pudesse ouvir as suas imagens. Foi nesse momento que surgiu a idéia de fazermos a “ rodinha da memória”. Diferente das demais rodinhas semanais, esta possui o objetivo de ouvir as suas narrativas e investigar através das suas histórias de vida as diferentes possibilidades e sentidos que essa dinâmica apresenta.
Até!

Fragmento do texto de Frei Betto:

“ Ensina a teu filho que o Brasil tem jeito e que ele deve crescer feliz por ser brasileiro (...) Ensina a teu filho que não ter talento esportivo, rosto e corpo de modelo, e sentir-se feio diante dos padrões vigentes de beleza, não são motivos para ele perder a sua auto estima(...) Ensina a teu filho que ele não precisa concordar com a desordem estabelecida e que será feliz se se unir aqueles que lutam por transformações sociais que tornem este país livre e justo. Então, ele transmitirá a teu neto o legado de tua sabedoria. ( Frei Betto- Jornal: Estado de São Paulo - 2005).

Um comentário:

  1. Concordo com Lilene, somos muito ignorantes. Achamos que temos conhecimentos demais e estamos sempre avaliando, classificando, concluindo e não conhecemos, de fato, como as crianças aprendem.
    E sobre o texto do frei Betto nos faz pensar no grande desafio que temos pela frente de promover em sala uma contra-corrente, ensinar valores e princípios abandonados na pós-modernidade. Sejamos ousadas... Mariana Amaral

    ResponderExcluir